terça-feira, 19 de abril de 2011

Borandá Brasil 2011


Um passeio pelo repertório da música popular brasileira. É o que sugere “Borandá Brasil", o espetáculo do Coral da Universidade Federal do Ceará. O show conduz à viagem de um circo intinerante, que movimenta-se através do universo de símbolos artísticos brasileiros, estabelecendo um nexo com a produção musical de diversas regiões do país. Em uma tenda circense, múltiplas atrações sonoras da vida brasileira convidam a todos para andar pelo país.

O espetáculo anuncia em diversos momentos as esferas que compõem as etnias de formação do "povo brasileiro". Sendo assim, o mosaico de vocabulários simbólicos se estende para elementos da cultura indígena, africana, nordestina, europeia, ou seja, toda a diversidade cultural que se condensou em nossa formação. Vários elementos estão ali: o sertão nordestino, as grandes cidades que atravessam a noite embaladas pelo som da música urbana e, especialmente, o artista brasileiro, que festeja e denuncia a magia real do país.

“Borandá Brasil". Este é o chamamento, o desafio que o Coral da UFC resolveu aceitar: “andar pelo Brasil sendo um povo menino que, aos poucos, aprende a andar sobre seus próprios pés – pés indígenas, pés sertanejos, pés urbanos, pés negros. Enquanto andamos, cantamos. O canto é nossa estrada e nossas sonoras pegadas nos levam a alguns recantos da terra brasilis”, explicam os diretores do espetáculo, Erwin Schrader e Elvis Matos.

O Coral da UFC acredita que este momento é mais do que oportuno para uma caminhada brasileira à brasileira, uma caminhada que busca a própria identidade nas identidades múltiplas que formam nossa cultura. Embarcando nas canções, o coral vai cantando, chegando daqui e dali como se fora brincadeira de roda e esperando que nessa viagem todos embarquem juntos.